Serviços de Portaria Mista
14 de fevereiro de 2020

Serviços Condominiais. Por que terceirizar?

E quando o síndico, o Conselho ou os condôminos se deparam com decisão de terceirizar ou não os serviços condominiais. O que fazer?

Primeiro deve-se analisar os reais motivos para tomada de decisão, normalmente são: passivo trabalhista acumulado ao longo do tempo; folha de pagamento crescente; funcionários afastados do trabalho; férias ou faltas no trabalho que precisam ser cobertas por outros profissionais; baixa produtividade; vínculos não profissionais de funcionários com moradores, membros do Conselho ou até mesmo com o síndico; insubordinação de funcionários muitas vezes motivados pelo acúmulo ou desvio de funções; ausência de liderança, além de outros fatores que geram problemas para a gestão dos empregados do condomínio.

Uma das principais vantagens da terceirização está justamente na eliminação dos riscos, cessando passivos futuros, promovendo mais tranquilidade e segurança em relação à questões previdenciárias, contábeis e fiscais.

Com a terceirização, possíveis demandas trabalhistas, passam ser de responsabilidade da empresa terceirizada, assim como a disponibilidade de funcionários e equipamentos. Outro motivo não menos importante, é o controle mais efetivo quanto aos riscos de acidentes de trabalho, principalmente pela supervisão e treinamentos sobre o uso correto de EPIs e equipamentos.

As empresas de terceirização normalmente oferecem maior qualidade nos serviços realizados, porque são focadas em suas áreas de atuação, estão sempre aprimorando seus processos, implantando procedimentos e cronogramas de serviços, visando a otimização dos trabalhos, buscando adequar-se as tendências do mercado, proporcionando maior efetividade, qualidade e redução de custos.

Assim, com maior previsibilidade dos custos mensais e otimização do tempo, o síndico (a) poderá focar noutras questões condominiais, ganhando efetividade, tempo, segurança e qualidade de vida.

Porém, para assegurar maior transparência e segurança na escolha da empresa de prestação de serviços terceirizados, o responsável pelo condomínio deve certificar-se sobre a situação jurídica e fiscal da empresa, através das certidões. Também deve exigir, inclusive constando em contrato, a apresentação mensal de certidões, nota fiscal de serviços, holerites comprovando o recolhimento INSS, FGTS e demais contribuições. empresas que fornece este pacote completo, com uma redução de custos considerável em relação a uma Portaria 24h. Vela à pena se informar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

favicon
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Proteção de Privacidade e de Proteção de dados. .
Ler mais